terça-feira, 20 de março de 2012

1

Os amigos são um bocado como a nossa mãe : sempre em cima de nós, a chatear-nos, a controlar os nossos passos, a suspirar quando estamos prestes a cometer um erro estupido, a ralhar-nos quando não temos razão, a oferecer o seu ombro e apoio ou a acordar a meio da noite porque precisamos deles. Claro que não estou a escrever sobre amigos de circunstância, ou amigos do mês passado, ou amigos-que-nunca-nos-perguntam-como-estamos, porque desses está o mundo cheio. Estou a falar daquelas pessoas que contamos com os dedos de uma mão. Os amigos verdadeiros são aqueles que podemos mandar para os piores sítios que conhecemos, e mesmo assim eles vão estar de braços cruzados a olhar para nós, a bater o pé no chão e a dizer "daqui não saio". São aqueles que aceitam uma crítica, duas, três ou mil, fazem má cara e arranjam mais um bocado de paciência para nos aturar. E são aqueles que nos oferecem o dobro das críticas, e esperam que nos aguentemos heróicos da mesma forma, por eles. Amigos verdadeiros não são amigos que nos conhecem de trás para a frente, que sabem o dia em que nascemos e que estão lá no nosso casamento; são aqueles que nunca desistem de nos conhecer, que se lembram que existem dias mais importantes que o nosso aniversário e que estão lá durante a fase de namoro para nos dizer que aquela não é a pessoa que nos vai fazer feliz o resto da vida. Os amigos verdadeiros, aqueles que devemos guardar para o resto dos nossos dias e lembrar com carinho quando partirem, são aqueles que estão ao nosso lado mesmo depois de termos feito ou dito a pior coisa do mundo e disserem que nos perdoam. Ou aqueles que aguentarem o nosso mau feitio dia após semana após mês após ano. Ou aqueles que se rirem das nossas desgraças e disserem que está tudo bem. Ou aqueles que, sem qualquer motivo aparente, puserem a nossa vida de pernas para o ar e nos abrirem os olhos para outros pontos de vista. Esses sim, são bons amigos. Uma amizade requer compromisso, dedicação, respeito, amor, teimosia, paciência, tolerância, argumentação, sacrifício, esforço e muito mais. E tal como existem pessoas que não nasceram com o dom da maternidade, também as há no campo da amizade.

2 comentários:

  1. Tal e qual. É exactamente a minha definição.

    E, como me senti particularmente tocada pela parte "estão lá durante a fase de namoro para nos dizer que aquela não é a pessoa que nos vai fazer feliz o resto da vida", tenho a dizer que ouço sempre e penso sempre no que vocês me dizem.
    Se às vezes fico triste com as vossas palavras ou não sigo os conselhos, é porque com a minha forma de ser preciso mesmo de tentar, mesmo que me vá magoar - mas tenho sempre as vossas palavras em conta, mesmo sendo contrárias à minha opinião! E valorizo-vos muito por me dizerem exactamente o que pensam, em vez de me passarem paninhos quentes e dizerem sempre que "sim sim, fazes bem"!

    ResponderEliminar
  2. Oh :,) Eu sei minha linda, e compreendo que precises de tentar, temos de apreender com as nossas próprias quedas, se não correr bem pelo menos serve para te dar uma palmada no rabo e um empurraozinho para a frente para saberes que da próxima não cairásno mesmo.
    Neste momento, para mim, este excerto " Os amigos verdadeiros, aqueles que devemos guardar para o resto dos nossos dias e lembrar com carinho quando partirem, são aqueles que estão ao nosso lado mesmo depois de termos feito ou dito a pior coisa do mundo e disserem que nos perdoam." é o que eu mais te dedico no meu texto tu sabes <3

    ResponderEliminar